Memorização

As técnicas aqui apresentadas são ideais para estudantes que desejam melhorar e acelerar o aprendizado, com foco, principalmente, em provas e concursos. Também são úteis para pessoas com problemas de atenção, concentração e memorização.

Passos da memorização:

1. Motivação

A motivação é a mola mestra do aprendizado, ou seja, o primeiro passo. As consequências do estudo motivado são a atenção, o interesse. Somente estando interessados no que estamos ouvindo ou lendo conseguimos assimilar e aprender. Para sentir-se motivado, pergunte a si mesmo: Por que estou estudando? O que posso conseguir com isso? Liste as respostas e use-as como objetivo. Estudar é mais prazeroso quando há uma meta, um objetivo a ser conquistado.

2. Compreensão

Só memorizamos o que compreendemos. Memorizar sem entender é o que se chama decorar, e isso não dá resultado. Para facilitar a compreensão, usamos o recurso da associação. Funciona assim: quanto mais conexões você puder fazer entre a informação nova e uma informação que já lhe é familiar, mais o cérebro retém e consegue resgatar depois. Por exemplo, se você tem dificuldade de guardar o nome de uma pessoa, associe-o ao de uma outra conhecida, que pode ser alguém famoso. Quando precisar saber o nome, basta lembrar da pessoa conhecida. Outra técnica importante é o exagero. Quando precisar memorizar uma figura, por exemplo, um cão, pense em um cão do tamanho imenso, como um elefante, ou um dinossauro. Um cachorro destas proporções seria improvável, logo incomum e marcante, fácil de recordar.

3. Repetição

Repetição é a chave do aprendizado. É recomendado ter fichadas informações importantes, de forma resumida, ou através de palavras-chave que o remetam ao assunto. Todos os dias, antes de dormir, preferencialmente, releia as fichas. Revisões regulares consolidam a memória.

Dicas de estudo:

1. Substitua suas anotações lineares por mapas mentais.
2. Procure trabalhar com pelo menos duas cores diferentes.
3. Faça resumo de ideais em fichas e revise-as diariamente.
4. A cada período de estudo de 50 minutos, faça 10 de descanso. O descanso é fundamental para um bom aprendizado. A mente precisa de repouso.
5. Memorize ideias, e não palavras ou números.
6. Não tente absorver tudo numa única leitura. Organize o tempo, dividindo os conteúdos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário